SEIRJ:Funcionalidades do sistema 4
Funcionalidades da Tela de controle de Processos
Ao acessar o sistema, o usuário será direcionado para a tela Controle de Processos. Essa tela apresenta os processos abertos na unidade (recebidos e gerados) e disponibiliza diversas funcionalidades por meio da Barra de Ferramentas, do Menu Principal e da Barra de Ícones, que permite a realização de operações em um lote de processos. Além disso, apresenta links que permitem visualizações diferentes dos processos na tela.
Nessa tela, é possível realizar operações com processos em lote. Para isso, clique na caixa de seleção ao lado do número de cada processo e selecione o ícone, conforme a necessidade. O passo a passo para o uso de cada uma das funcionalidades será apresentado mais à frente.
Os símbolos e orientações visuais apresentados na tela Controle de Processos auxiliam na identificação da situação dos processos. Veja a descrição de cada um deles a seguir:
A Barra de Ferramentas do sistema também compõe a tela Controle de Processos e disponibiliza várias funcionalidades. Veja a descrição de cada uma delas a seguir:
A tela Controle de Processos é configurada, por padrão, para mostrar uma visualização resumida dos processos, os quais são divididos em duas colunas: Recebidos e Gerados.
Os links disponíveis na tela Controle de Processos, que ficam logo abaixo da Barra de Ícones, permitem diversas visualizações dos processos nessa tela. Veja a explicação de cada um desses links a seguir:
Links | Descrição |
---|---|
Visualização detalhada | Possibilita uma visualização mais detalhada dos processos na tela. O usuário poderá configurar essa opção clicandono link Visualização detalhada e, em seguida, no link Configurar nível de detalhe. |
Configurar nível de detalhe | Esse link surge quando o usuário clica em Visualização detalhada. Ele permite a configuração do nível de detalhe a ser exibidona tela. O usuário poderá selecionar uma das seguintes opções a serem apresentadas na tela: Atribuição, Anotação, Tipo de processo, Especificação, Interessados, Observação, Controle de Prazo, Para devolver, Aguardando Retorno, Última Movimentação na Unidade, Marcadores. |
Visualização resumida | Permite a visualização resumida da tela Controle de Processos, apenas com duas colunas de processos, sem detalhes: Recebidos e Gerados. |
Ver processos atribuídos a mim | Aplica filtro para que sejam mostrados, na tela Controle de Processos, apenas os processos atribuídos ao usuário logado no sistema. |
Ver por marcadores | Exibe os Marcadores utilizados na unidade e a quantidade de processos em cada Marcador. Para acessar os processos, basta clicar no número correspondente à quantidade de cada marcador, na coluna Processos. |
Ver por tipo de processo | Exibe os tipos de processos abertos na unidade e a quantidade de processos de cada tipo. Para acessar os processos, basta clicar no número correspondente à quantidade de cada tipo, na coluna. |
Na tela Controle de Processos, quando a janela do sistema for minimizada, aparecerá, na Barra de Ferramentas, o ícone Exibir/Ocultar Ações . Por meio dele, o usuário poderá realizar uma das ações disponíveis na Barra de Ferramentas
Esse ícone permite, por exemplo, que o usuário acesse a tela Controle de Processos minimizada, conforme imagem a seguir. Nela, estarão disponíveis links para realização de ações e ainda será possível exibir/ocultar a Barra de Ícones da tela Controle de Processos, por meio do ícone Exibir/Ocultar Ícones .
Observação Equipe SEI-RJ
O ícone Exibir/Ocultar Ações aparecerá na Barra de Ferramentas quando a janela do sistema for minimizada, portanto ele estará disponível em várias telas do sistema. Adicionalmente, em algumas dessas telas, haverá ícones que permitirão a navegação mesmo com a tela minimizada.
Acessando o Processo
Para acessar um processo, clique sobre seu número na tela de Controle de Processos.
Na próxima tela, serão disponibilizados:
a) A Árvore do Processo (por ordem de inclusão do documento), na lateral esquerda.
b) A opção Consultar Andamento, na lateral esquerda.
c) Os Processos Relacionados, se houver, na lateral esquerda inferior.
d) Uma Barra de Ícones, com diversas funcionalidades, na parte superior direita.
e) Informações referentes às unidades nas quais o processo está aberto, logo abaixo da Barra de Ícones.
Conforme visto anteriormente, na tela Controle de Processos, os números dos processos podem aparecer nas seguintes cores: preto, azul e vermelho.
Se um processo estiver com o número em vermelho, quando o usuário clicar sobre ele, serão registrados automaticamente o horário, a unidade e o login do usuário no Andamento do Processo, indicando seu recebimento na unidade.
Abrir processo em nova janela ou aba
Na tela Controle de Processos, clicando com o botão direito do mouse sobre o pro- cesso, o usuário poderá solicitar sua abertura em nova janela ou guia/aba.
Acessando o conteúdo do documento
Para acessar o conteúdo do documento, clique sobre o número do processo e, em seguida, sobre o número do documento.
Observação Equipe SEI-RJ
A configuração da Barra de Ícones varia de acordo com o documento inserido (interno ou externo) e com as possibilidades de atuação em cada documento.
Operações Básicas com Processos
Atribuir Processo
Recurso que possibilita a distribuição de processos entre os usuários da unidade. Ela não impede que outros usuários da unidade atuem no processo (inserindo, editando e assinando documentos), apenas informa que ele está sob os cuidados deste usuário em particular.
Como atribuir processos
Na tela Controle de Processos, clique na caixa de seleção ao lado do número do(s) processo(s) a ser(em) atribuído(s) e, em seguida, no ícone Atribuição de Processos
(INSERIR PRINT PG 14)
Selecione um nome de usuário, por meio da caixa Atribuir para, e clique em Salvar.
Os processos atribuídos a um usuário aparecem com o login em destaque ao lado de seu número.
Observação Equipe SEI-RJ
A mesma ação pode ser feita pela tela do processo, o ícone também fica disponível. Lembre-se, para qualquer ação com processo é preciso que o número do processo esteja selecionado
(INSERIR PRINT PG15)
Como visualizar somente os processos atribuídos ao usuário logado
(INSERIR PRINT PG 15)
E, para retornar à visualização de todos os processos da unidade, clique no ícone Remover filtro de processos atribuídos a mim.
(INSERIR PRINT)
Como consultar ou redistribuir os processos atribuídos a um usuário específico
Na tela Controle de Processos, clique no link com o nome do usuário à direita do processo.
(INSERIR PRINT PG 17)
O usuário será direcionado para a tela Atribuições de Processos. Nessa tela, serão visualizados todos os processos atribuídos ao usuário e será possível atribuí-los a outro usuário. Para isso, basta marcar a caixa de seleção à esquerda do número do processo; selecionar um nome de usuário disponível na caixa Atribuir para; e clicar no botão Salvar.
(INSERIR PRINT PG 17)
Observação Equipe SEI-RJ
Para remover a Atribuição de Processo, siga as mesmas orientações sobre atribuir processo a um usuário, entretanto deixe a caixa Atribuir para em branco.
Iniciar processo
A gestão por processo é a base do SEI. Dessa forma, para criar um documento no sistema, o usuário deve iniciar um novo processo ou inseri-lo em processo já existente que trate da respectiva demanda.
Como Iniciar Processo
No Menu Principal, clique na opção Iniciar Processo.
(INSERIR PRINT PG 17)
Será aberta a tela Iniciar Processo e serão exibidos os tipos de processos já utilizados na unidade. Para exibir todos os tipos de processos existentes no órgão, selecione o ícone exibir todos os tipos , ao lado de Escolha o Tipo do Processo.
(INSERIR PRINT PG 18)
Com a lista de tipos de processos expandida, preencha um termo, no campo de pesquisa, para localizar o tipo desejado; e, em seguida, clique na opção escolhida.
(INSERIR PRINT PG 19)
Se desejar voltar à tela anterior, selecione o ícone exibir apenas os tipos já utilizados pela unidade
Ao clicar sobre o tipo do processo desejado, na tela Iniciar Processo, aparecerão os campos para cadastramento do processo.
O campo Tipo do Processo aparece preenchido com o tipo selecionado, e o campo Classificação por Assuntos é automaticamente preenchido. Este último não deve ser alterado sem que o fato seja informado aos responsáveis pela gestão documental.
(INSERIR PRINT PG 20)
Os demais campos devem ser preenchidos conforme as seguintes orientações:
Especificação: Insira informações que diferenciem os processos de um mesmo tipo, as quais ficarão visíveis, juntamente com o tipo do processo, ao posicionar o cursor sobre o número do processo, na tela Controle de Processos.
Interessados: Insira a denominação do(s) interessado(s) no mérito do processo.
Observações desta unidade: Insira informações adicionais que facilitem a identificação e a recuperação do processo nas pesquisas.
(INSERIR PRINT PG20)
Após o preenchimento dos campos de cadastramento do processo, selecione o Nível de Acesso, conforme o caso; e, em seguida, clique no botão Salvar. Assim, será aberta a tela do processo para que possam ser incluídos documentos.
(INSERIR PRINT PG 21)
Como Incluir um documento
Por meio desse recurso, o usuário poderá incluir documentos, internos ou externos, em processos.
Como inserir um documento interno
Acesse o processo e clique no ícone Incluir Documento
(INSERIR PRINT PG 21)
Na próxima tela, escolha o tipo do documento de forma similar à escolha do tipo do processo.
Depois, preencha os campos de cadastramento do documento, os quais são semelhantes aos campos do processo.
O campo Texto Inicial aparece inicialmente com a opção nenhum selecionada. Porém, se desejar, o usuário poderá selecionar um Documento Modelo ou um Texto Padrão para gerar o documento.
Logo depois do preenchimento adequado dos campos de cadastramento, clique em Salvar. Lembre-se de que os dados cadastrados auxiliam, posteriormente, na pesquisa do documento.
Após a confirmação da operação, o documento será inserido, automaticamente, na Árvore do Processo e ficará disponível para edição e para assinatura. À direita do nome e do número de protocolo de cada documento, aparece a sigla da unidade que o gerou. E, ao posicionar o cursor sobre a sigla, é informado o nome da unidade.
(INSERIR PRINT PG 23)
Observação Equipe SEI-RJ
O ícone Incluir Documento está disponível tanto na Barra de Ícones do processo quanto do documento (interno ou externo).
Detalharemos melhor o Documento Modelo e Texto Padrão nesse manual mais à frente.
O campo Observações desta unidade do documento também poderá ser preenchi- do por cada unidade em que o processo tramitar. As observações inseridas por outras unidades aparecem, na tela Alterar Documento, separadamente, na Lista de observações de outras unidades. Não há possibilidade de uma unidade alterar as Observações inseridas por outras unidades.
Como inserir um documento interno em um grupo de processos
Na tela Controle de Processos, marque a caixa de seleção ao lado do número dos processos em que deseja incluir o documento e clique no ícone Incluir Documento , disponível na Barra de Ícones.
(INSERIR PRINT PG 24)
Agora, selecione o Tipo do Documento; indique, no campo Texto Inicial, o Documento Modelo ou o Texto Padrão que será utilizado; selecione um Bloco de Assinatura ou clique em Novo para criar um Bloco; e depois clique em Gerar.
(INSERIR PRINT PG 24)
Caso o usuário tenha optado por já inserir os documentos em um Bloco de Assinatura, será aberta a tela Blocos de Assinatura. Nela, o usuário poderá consultar e assinar os documentos gerados, bem como utilizar todas as outras funcionalidades disponibilizadas nessa tela.
(INSERIR PRINT PG 25)
Observação Equipe SEI-RJ
Para saber mais sobre Texto Padrão, Documento Modelo e Bloco de Assinatura, consulte os tópicos deste manual com orientações específicas sobre essas funcionalidades.
Como inserir um documento externo
Acesse o processo, clique no ícone Incluir Documento e escolha o tipo de documento externo.
(INSERIR PRINT PG 25)
Preencha os campos de cadastramento, anexe o arquivo desejado e clique em Salvar.
(INSERIR PRINT PG 26)
Ao registrar os dados do documento externo, o usuário deverá informar, no campo formato, se ele é Nato-digital ou Digitalizado nesta Unidade.
Nato-digital -> arquivo a ser registrado foi criado ou recebido por meio eletrônico.
Digitalizado nesta Unidade -> Para documentos obtidos a partir da digitalização de um documento em papel. Selecione uma opção no campo Tipo de Conferência, conforme descrito adiante.
É necessário também informar se o documento físico que foi digitalizado será encaminhado para arquivamento. Caso a caixa 'para arquivamento' seja marcada, posteriormente o documento em papel deverá ser encaminhado à Unidade responsável pelo arquivamento, seguindo as orientações do órgão para transferência de documentos.
Para o preenchimento do campo Tipo de Conferência, considere que:
Cópia autenticada administrativamente: é a opção escolhida quando o documento que se digitalizou for uma cópia autenticada administrativamente por servidor público.
Cópia autenticada por cartório: é a opção escolhida quando o documento que se digitalizou for uma cópia autenticada em cartório.
Cópia simples: é a opção escolhida quando o documento que se digitalizou for uma cópia simples, sem qualquer forma de autenticação.
Documento original: é a opção escolhida quando o documento que se digitalizou for o original.
Observação Equipe SEI-RJ
É importante destacar que o processo de digitalização deve seguir os parâmetros estabelecidos pelo Decreto n° 48.209 de 18 de setembro de 2022.
Ao realizar o upload de arquivo com extensão não habilitada no sistema, será exibida mensagem de alerta com a lista de extensões permitidas.
Como Autenticar Documentos externos
Esse recurso permite ao usuário efetuar a autenticação dos documentos digitalizados inseridos no sistema, com login e senha ou certificado digital.
Para autenticar um documento externo, selecione-o na Árvore do Processo e depois clique no ícone Autenticar Documento
(INSERIR PRINT)
Na janela Autenticação de Documento, confira os dados do órgão e do assinante e o cargo/função selecionado.
Depois, insira a senha do sistema e tecle ENTER ou utilize o certificado digital, clicando no link Certificado Digital.
O ícone aparecerá ao lado do documento autenticado e, ao posicionar o cursor ou clicar sobre esse ícone, serão exibidos os dados referentes à autenticação: nome do usuário, cargo/função e unidade.
O usuário poderá visualizar a autenticação do documento clicando sobre o botão Visualizar Autenticações que fica no lado direito da tela, abaixo da Barra de Ícones.
(INSERIR PRINT PG 28)
Segue abaixo um exemplo de visualização da autenticação de um documento:
(INSERIR PRINT PG 29)
Para retornar à visualização do documento na tela, clique no botão Ocultar Autenticações, que fica disponível no mesmo local em que aparecia anteriormente o botão Visualizar Autenticações.
Observação Equipe SEI-RJ
Apenas documentos digitalizados podem ser autenticados.
Editar Conteúdo do documento interno
Clique no ícone Editar Conteúdo , disponível na Barra de Ícones do documento.
(INSERIR PRINT PG 29)
Na janela aberta, efetue a edição do texto e clique em Salvar.
(INSERIR PRINT PG 30)
Na edição do conteúdo do documento, o usuário poderá utilizar os recursos de formatação disponíveis na Barra de Ferramentas do Editor de Textos. Será possível a inclusão de imagens, links e autotextos, bem como a utilização de estilos de formatação pré-definidos.
Observação Equipe SEI-RJ
O recurso AutoTexto, disponível no Editor de Textos, possibilita a utilização de um Texto Padrão no conteúdo do documento.
É possível editar documento já assinado eletronicamente desde que a caneta ao lado do seu número esteja em cor amarela. Esse ícone indica que o documento foi assinado, mas não foi tramitado e/ou visualizado por usuários de outra unidade.
Como incluir imagens em documentos
Na janela de edição do conteúdo do documento, posicione o cursor no local em que será inserida a imagem e clique no ícone Imagem, disponível na Barra de Ferramentas do Editor de Textos.
(INSERIR PRINT PG 31)
Depois, selecione o arquivo desejado e clique em OK.
(INSERIR PRINT PG 31)
Como referenciar documentos ou processos
Há duas opções para referenciar documentos ou processos no texto:
- Copiar, na Árvore do Processo, o link com o dado a ser referenciado e colar no Editor de Textos.
- Ou utilizar o ícone 'Inserir um Link' para processo ou documento do SEI , disponível na Barra de Ferramentas do Editor de Textos.
Para utilizar a primeira opção, clique, na Árvore do Processo, sobre o ícone do processo ou do documento que deseja referenciar.
Será aberto um menu em que o usuário poderá selecionar como deseja fazer a cópia do dado: como Texto , como Link para o Editor ou como Link para acesso direto .
(INSERIR PRINT PG 32)
Para copiar o link, clique na opção Link para o Editor correspondente ao processo ou documento que deseja referenciar.
(INSERIR PRINT PG 32)
Em seguida, na tela de edição do conteúdo do documento, posicione o cursor no local em que será inserido o link e utilize a opção Colar.
(INSERIR PRINT PG 33)
Para utilizar a segunda opção, na tela de edição do conteúdo do documento, posicione o cursor no local em que será inserido o link e clique no ícone Inserir um Link para processo ou documento do SEI .
Depois, no campo Protocolo, insira o número do processo ou protocolo do docu- mento a ser referenciado e clique em OK.
(INSERIR PRINT PG 33)
O usuário poderá também, em vez de preencher manualmente o campo Protocolo, copiar, como Texto , na Árvore do Processo, o número do processo ou do protocolo do documento e, depois, colá-lo nesse campo.
(INSERIR PRINT PG 34)
Observação Equipe SEI-RJ
O link inserido no conteúdo do documento permite a recuperação imediata do processo ou documento referenciado.
É possível referenciar processos, documentos do próprio processo ou documentos de outro processo.
Ao copiar dados da Árvore do Processo como Texto e colá-los no Editor de Textos, evitam-se erros de digitação da informação no conteúdo do documento.
A opção de copiar da Árvore do Processo um Link para acesso direto possibilita o acesso direto ao endereço eletrônico do processo ou documento selecionado. Assim, é possível compartilhar esse link com outros usuários do sistema.
Versões do Documento
Recurso que efetua o controle de versões do documento e permite sua consulta e recuperação. Uma nova versão do documento será gerada a cada edição salva.
Como consultar e recuperar versões do documento
Para consultar e recuperar versões de um documento, acesse o processo, selecione o documento e clique no ícone Versões do documento
(INSERIR PRINT PG 35)
Na tela seguinte, haverá um quadro contendo as versões do documento; a data e hora de cada versão; o usuário e a unidade responsável por cada versão.
Para visualizar uma das versões do documento, clique no ícone 'Visualizar Versão' , na coluna 'Ações'. Para recuperar determinada versão, clique no ícone 'Recuperar Versão'
(INSERIR PRINT PG 35)
Como comparar duas versões de um documento
É possível comparar duas versões do documento e identificar as alterações efetuadas. Para isso, na tela Versões do Documento, selecione duas versões e clique no botão 'Comparar Versões".
(INSERIR PRINT PG 36)
Na janela aberta, os itens excluídos ficarão marcados com a cor vermelha e os itens incluídos, com a cor azul.
(INSERIR PRINT PG 36)
Consultar/Alterar Documento
Recurso destinado a consulta ou alteração dos dados de cadastro do documento.
Acesse o processo, selecione o documento e clique no ícone 'Consultar/Alterar Documento' , disponível na Barra de Ícones do documento.
(INSERIR PRINT PG 37)
Será aberta a tela Alterar Documento. Faça as alterações necessárias e clique no botão Salvar.
(INSERIR PRINT PG 37)
Observação Equipe SEI-RJ
Para alteração dos dados de cadastramento do processo, o usuário deverá acessar o processo e clicar no ícone Consultar/Alterar Processo , disponível na Barra de Ícones do processo.
Lembre-se de que qualquer unidade em que o processo tenha tramitado poderá inserir informações no campo Observações desta unidade. O preenchimento desse campo auxilia na Pesquisa do processo ou do documento realizada pela unidade que o preencheu.
Assinar Documento
Recurso destinado a assinatura de documentos gerados no SEI.
Na Árvore do Processo, selecione o documento e clique no ícone 'Assinar Documento' , na Barra de Ícones.
(INSERIR PRINT PG 38)
Na janela aberta automaticamente pelo sistema, selecione o cargo ou a função na caixa de seleção Cargo/Função; insira a senha; e tecle Enter ou utilize o certificado digital, conforme o caso, ou clique no botão Assinar.
(INSERIR PRINT PG 38)
Após a assinatura, o documento será visualizado da seguinte forma:
(INSERIR PRINT PG 39)
Também é possível a assinatura do documento no próprio Editor de Textos, por meio do botão, disponível na Barra de Ferramentas.
(INSERIR PRINT PG 39)
Observação Equipe SEI-RJ
O documento pode conter quantas assinaturas forem necessárias. Porém, se o documento necessitar da assinatura de usuários de unidades diferentes, será preciso disponibilizá-lo em um Bloco de Assinatura. Conheça melhor sobre o bloco de assinatura nesse manual.
É possível obter informações sobre as assinaturas posicionando o cursor ou clicando sobre o ícone da caneta ao lado do número do documento.
(INSERIR PRINT PG 40)
A caneta amarela ao lado do número do documento indica que ele foi assinado, mas ainda não foi acessado por usuários de outra unidade. Nesse caso, ainda é permitida sua edição.
A caneta preta ao lado do número do documento indica que ele está assinado e já foi acessado por usuários de outra unidade. Nesse caso, sua edição não é permitida.
Excluir Documento
Em casos específicos, esse recurso permite a exclusão de documentos do processo.
Acesse o processo, selecione o documento que deseja excluir e clique no ícone 'Excluir' , disponível na Barra de Ícones.
(INSERIR PRINT PG 40)
Em seguida, confirme a operação
(INSERIR PRINT PG 41)
Observação Equipe SEI-RJ
O ícone Excluir ficará visível na Barra de Ícones do documento somente quando o procedimento de exclusão for permitido.
Documentos que podem ser excluídos:
a) Documento gerado e não assinado;
b) Documento gerado, assinado e com a caneta amarela;
c) Documento externo que ainda não tramitou, não foi visualizado por outra unida- de e não foi concluído e reaberto.
O documento excluído não aparecerá na Árvore do Processo.
O ícone excluir ficará visível também na Barra de Ícones do processo quando o procedimento de exclusão do processo for permitido.
Cancelar Documento
Recurso destinado ao cancelamento de documentos que já tenham sido visualizados ou tramitados, ou seja, que não possuem os requisitos para o procedimento de exclusão.
Acesse o processo, selecione o documento e clique no ícone 'Cancelar Documento' .
(INSERIR PRINT PG 41)
Na tela seguinte, informe o motivo do cancelamento e clique em Salvar.
(INSERIR PRINT PG 42)
Após esse procedimento, o documento permanecerá na Árvore do Processo, com seu nome esmaecido e com o ícone de cancelamento à sua esquerda, porém não será possível acessar seu conteúdo. Ao posicionar o cursor sobre seu nome, será possível visualizar o motivo do cancelamento.
(INSERIR PRINT PG 42)
Observação Equipe SEI-RJ
O cancelamento de documentos só é permitido aos usuários da unidade em que o documento foi gerado ou inserido.
O ícone Cancelar Documento não será exibido na Barra de Ícones, se ainda for possível excluir ou alterar o conteúdo do documento.
Texto Padrão
Recurso que viabiliza a criação de minuta padrão que pode ser utilizada na elaboração de documentos ou de e-mails gerados no sistema. O Texto Padrão é editável.
Selecione a opção Textos Padrão, que se encontra disponível no Menu Principal.
(INSERIR PRINT PG 43)
Na tela seguinte, clique no botão Novo.
(INSERIR PRINT PG 43)
Na tela Novo Texto Padrão Interno, preencha os campos Nome, Descrição e Conteúdo e depois clique em Salvar.
(INSERIR PRINT PG 43)
Na próxima tela, por meio dos ícones disponíveis na coluna Ações, o usuário poderá Consultar , Alterar ou Excluir um Texto Padrão da unidade.
(INSERIR PRINT PG 43)
Observação Equipe SEI-RJ
Na criação do Texto Padrão, ao preencher o campo Conteúdo, o usuário poderá utilizar os recursos de formatação disponíveis no Editor de Textos. Além disso, será possível incluir variáveis que permitem a recuperação de dados no sistema. Para verificar as variáveis disponíveis, clique no ícone Ajuda, que fica ao lado do campo Conteúdo.