Normativos:RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 81 DE 04 DE OUTUBRO DE 2021

De WIKI SEPLAG
Ir para navegação Ir para pesquisar
RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 81 DE 04 DE OUTUBRO DE 2021
DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DO ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO AOS INTEGRANTES/DAS CARREIRAS DE ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL, PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO E EXECUTIVO PÚBLICO NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO - SEPLAG, CONSTITUI COMISSÃO DE ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.
Instrumento Normativo: Resolução
Situação Normativo: Em Vigor
Data de Publicação: 21 de fevereiro de 2022
Número do SEI: SEI-120001/005241/2021
Início da Vigência: 21 de fevereiro de 2022
Fim da Vigência: Não possui
Alterações: Revoga Resolução SEPLAG nº 371 de 07 de outubro de 2010

Revoga Resolução SEPLAG nº 1106 de 03 de abril de 2014

Observações: Não possui

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições legais, tendo em vista o disposto na Lei Estadual nº 6.114, de 19 de dezembro de 2011, a Lei Estadual nº 5.355, de 23 de dezembro de 2008 e o Decreto n° 44.573, de 23 de janeiro de 2014. Processo nº SEI-120001/005241/2021.

RESOLVE:

CAPÍTULO I
DA CONCESSÃO DO ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO

Art. 1º - Para a concessão do Adicional de Qualificação - AQ aos servidores ativos integrantes das carreiras de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, Planejamento e Orçamento - EPPGGPO e Executivo Público, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão - SEPLAG, cujos valores encontram-se dispostos no Anexo VIII da Lei Estadual nº 5.355, de 23 de dezembro de 2008 e no Anexo II da Lei Estadual nº 6.114, de 19 de dezembro de 2011, observar-se-á o disposto nesta Resolução.

Art. 2º - O Adicional de Qualificação será devido ao servidor a partir do primeiro dia do mês subsequente à data de formalização do requerimento, com a apresentação do diploma ou do certificado de conclusão de curso de Pós-Graduação (lato sensu), Mestrado ou Doutorado e entrega da documentação exigida na presente Resolução.

§1º - Caso o servidor formalize o requerimento sem a documentação exigida na presente Resolução, o Adicional de Qualificação será devido a partir do primeiro dia do mês subsequente à entrega de todos os documentos.

§2º - A percepção do Adicional de Qualificação não será cumulativa em nenhuma hipótese, prevalecendo sempre o referente à maior titulação acadêmica apresentada pelo servidor.

§3º - O Adicional de Qualificação não será computado na base de cálculo de nenhuma outra gratificação ou parcela remuneratória, integrando, porém, a base de cálculo de contribuição previdenciária.

§4º - Não será concedido Adicional de Qualificação quando a titulação acadêmica apresentada pelo servidor for considerada requisito essencial para o provimento do cargo".

Art. 3º - Os valores dispostos no Anexo VIII da Lei Estadual nº 5.355, de 23 de dezembro de 2008 e no Anexo II da Lei Estadual nº 6.114 não são cumulativos, prevalecendo sempre o correspondente ao maior nível de qualificação devidamente comprovado.

CAPÍTULO II
DA VALIDAÇÃO DOS TÍTULOS

Art. 4º - Só serão considerados para fins de Adicional de Qualificação, os cursos e as instituições de ensino reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC, na forma da legislação vigente.

§1º - Os cursos realizados no exterior somente produzirão efeitos para fins de Adicional de Qualificação depois de homologados pelo órgão competente.

§2º - Nos certificados ou diplomas expedidos por instituições não universitárias, deverá constar o respectivo registro da entidade indicada pelo Conselho Nacional de Educação.

Art. 5º - Só serão considerados para fins de Adicional de Qualificação os títulos de Pós-Graduação (lato sensu), Mestrado ou Doutorado em áreas de conhecimento afins às atribuições previstas nos cargos da carreira, de acordo com a Lei Estadual nº 5.355, de 23 de dezembro de 2008 e a Lei Estadual nº 6.114, de 19 de dezembro de 2011.

Art. 6º - Para fins previstos no artigo anterior, serão válidos os títulos que pertençam às seguintes áreas de conhecimento:

I - Administração e Finanças;

II - Arquitetura e Urbanismo;

III - Ciência da Computação;

IV - Ciências Contábeis;

V - Ciências Políticas;

VI - Ciências Sociais;

VII - Demografia;

VIII - Direito;

IX - Economia;

X - Engenharia;

XI - Estatística;

XII - Matemática;

XIII - Planejamento Urbano/Regional;

XIV - Tecnologia da Informação.

Parágrafo Único - Outras áreas de conhecimento afins às atribuições dos cargos da carreira poderão ser aceitas, de acordo com a Lei Estadual nº 5.355/2008 e a Lei Estadual nº 6.114/2011, aprovadas a critério da Comissão de Adicional de Qualificação e ratificadas pelo Secretário de Planejamento e Gestão.

CAPÍTULO III
DO PROCEDIMENTO

Art. 7º - O servidor deverá requerer o benefício do Adicional de Qualificação por meio de processo eletrônico do Sistema Eletrônico de Informações - SEI, com o tipo processual "Recursos Humanos: Adicional de Qualificação" e inserir o tipo documental "Requerimento de Adicional de Qualificação". O processo deverá ser encaminhado à unidade SEPLAG/SUPRH, sendo obrigatório conter os seguintes documentos no processo:

a ) Requerimento do Adicional de Qualificação preenchido e assinado pelo servidor (Anexo I);

b) Original e cópia do Diploma ou Certificado do curso de Pós-graduação (lato sensu), Mestrado ou Doutorado. O original deve ser apresentado à Superintendência de Recursos Humanos - SUPRH da SEPLAG para conferência junto à cópia digitalizada no processo;

c) Histórico Escolar do curso de Pós-graduação (lato sensu), Mestrado ou Doutorado.

§1º - O Diploma ou o Certificado de conclusão do curso poderá ser substituído provisoriamente por certidão/declaração emitida pela instituição de ensino responsável pelo curso, constando que o candidato cumpriu todos os requisitos para a Pós-Graduação (lato sensu), Mestrado ou Doutorado.

§2º - A certidão/declaração de que trata o parágrafo anterior terá validade máxima de um ano, prorrogável a critério da Comissão de Adicional de Qualificação mediante apresentação de justificativa do interessado

§3º- Se o servidor não apresentar o título ou se sua justificativa for considerada insuficiente pela Comissão de Adicional de Qualificação, o pagamento do adicional será suspenso e os valores pagos pelo Tesouro Estadual ao servidor serão cobrados de forma retroativa.

Art. 8º - A Superintendência de Recursos Humanos da SEPLAG deve verificar a documentação constante no artigo anterior desta Resolução, submetendo, em seguida, à Comissão de Adicional de Qualificação.

Art. 9º - A Comissão de Adicional de Qualificação, após deliberação, encaminhará o processo à Coordenadoria de Administração de Recursos Humanos - COOARH, que dará seguimento aos trâmites procedimentais para implementação do AQ.

Art. 10 - A concessão do Adicional de Qualificação somente surtirá efeitos financeiros retroativos à data do requerimento após a publicação do ato no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

CAPÍTULO IV
DA COMISSÃO DE ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO

Art. 11 - Fica constituída a Comissão de Adicional de Qualificação - CAQ, no âmbito da SEPLAG, conforme disposto na Lei Estadual nº 5.355, de 23 de dezembro de 2008, e no Decreto Estadual nº 44.573, de 23 de janeiro de 2014, sendo composta pelos servidores apresentados no Anexo II.

Parágrafo Único - Os membros da Comissão desempenharão suas atribuições concomitantemente às de seus respectivos cargos ou funções, sem que para isso percebam qualquer tipo de emolumentos adicionais.

Art. 12 - Cabe à Comissão de Adicional de Qualificação:

I - examinar os requerimentos de concessão do AQ;

II - emitir parecer fundamentado e conclusivo sobre os requerimentos de que trata o inciso anterior;

III - deliberar quanto à concessão do adicional de qualificação.

Parágrafo Único - A Comissão poderá solicitar novos documentos e informações ao interessado, bem como pareceres da área de exercício do requerente, sempre que entender necessário.

Art. 13 - Os casos omissos serão deliberados pelo Secretário de Estado de Planejamento e Gestão, ouvida a Comissão de Adicional de Qualificação.

Art. 14 - Fica revogada a Resolução SEPLAG nº 371, de 07 de outubro de 2010 e Resolução SEPLAG nº 1.106, de 03 de abril de 2014.

Art. 15 - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 04 de outubro de 2021

JOSÉ LUIS CARDOSO ZAMITH

Secretário de Estado de Planejamento e Gestão
ANEXO I

À Superintendência de Recursos Humanos (SEPLAG/SUPRH)

Servidor:

Cargo:

Id Funcional:

Secretaria/Órgão:

Unidade/Setor:

Vem requerer à V. Exa. que seja concedido o ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO, de acordo com o estabelecido na Lei Estadual

nº 5.355, de 23 de dezembro de 2008 e Lei Estadual nº 6.114 de 19 de dezembro de 2011, tendo em vista a conclusão de:

[ ] PÓS-GRADUAÇÃO (lato sensu) em: ____________________________

[ ] MESTRADO em: __________________________________________

[ ] DOUTORADO em: _________________________________________

Nestes termos, pede deferimento.

___________________, _____ de _________________de _______.


ANEXO II

COMISSÃO DE ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO DA SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO

Titular Id. Funcional Substituto Id. Funcional
Alexandre Alves Soares 5035358-6 Leandro Morais Bruno 5025197-0
Amilsem de Aguiar Muzer Júnior 4357331-2 Mohana Rangel dos Santos Reis 5015009-0
Eduarda Ferreira Amaral 5025285-2